sábado, 7 de junho de 2008

Apresentação: O Projeto Cinestésico almeja difundir, exibir e produzir filmes de curta e de longa metragens, a partir de atividades de formação (mostras e oficinas) e de pesquisa relacionadas à educação e à produção multidisciplinar de conhecimentos.
As instituições de ensino universitário e de ensino básico utilizam ainda muito perifericamente os recursos audiovisuais, embora na contemporaneidade tenhamos nosso cotidiano impregnado dominantemente pela linguagem audiovisual característica das mídias eletrônicas. O Projeto Cinestésico visa difundir e exibir produtos audiovisuais em diferentes instituições de ensino (superior e básico), com o objetivo de iniciar os sujeitos nas linguagens audiovisuais, capacitando-os em sua formação na leitura reflexiva das mídias e de criações experimentais. Nesse processo, de leitura e produção, procura-se pesquisar as formas de produção de conhecimento implicadas nas linguagens audiovisuais, aproximando diferentes níveis e instituições de ensino e viabilizando contrução de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares.
Justificativa: O ensino universitário, a exemplo do que acontece nas instituições educacionais em geral, utiliza ainda muito perifericamente os recursos audiovisuais, embora na contemporaneidade tenhamos nosso cotidiano impregnado dominantemente pela linguagem audiovisual característica das mídias eletrônicas. Muitas pessoas filmam suas festas e eventos familliares significativos para suas vidas; vêem televisão diariamente. As escolas possuem DVDs e vídeo-cassete. No entanto, pouco ou quase nada vemos sobre ensino e produção audiovisual na formação profissional oferecida no ensino superior, tanto nos cursos de formação de professores (Pedagogia e Licenciaturas) quanto nos demais cursos. A relação com os meios audiovisuais ainda é ilustrativa e não é incorporada enquanto elemento estratégico nas mudanças ocorridas quanto às formas de construção de conhecimento e de leitura de mundo.No que diz respeito em particular aos objetivos e às atividades formativas no campo da Educação, devemos lembrar que o PPP do Curso de Pedagogia da UFPB aponta no âmbito das COMPETÊNCIAS, ATITUDES e HABILIDADES que 'o egresso do Curso de Pedagogia deverá estar apto a atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária (buscando, dentre diversos objetivos): (...) aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças; relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;(...) desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; (...) realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental/ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas; utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.' A formação de professores pode ser usada aqui para ilustrar o anacronismo que a caracteriza face às demandas do cotidiano midiático e globalizado, já que 'manteve predominantemente um formato tradicional que não contempla muitas das características consideradas, na atualidade, como inerentes à atividade docente, entre as quais se destacam: orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos; comprometer-se com o sucesso da aprendizagem dos alunos; assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos; incentivar atividades de enriquecimento cultural; desenvolver práticas investigativas; elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares; utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio; desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe'. (Parecer CNE/CP/009/2001 sobre as DCNs para formação de Professores do Ensino Básico p. 04) Ora, sabemos que uma das razões que fundamenta o fracasso escolar é a inadequação dos temas, das linguagens, das referências culturais que fundamentam as ações curriculares, bem os recursos e as metodologias utilizadas pelos educadores em sala de aula e em outros espaços de ensino-aprendizagem. É fundamental a inserção de projetos e iniciativas, no âmbito da formação de professores, que possam levar os licenciandos ao trabalho pedagógico com as linguagens e meios audiovisuais em processos de construção de conhecimento.Além disso, devemos prestar atenção ao próprio papel que os meios audiovisuais possuem por se constituírem em suportes de exercício de auto-reflexão crítica dos sujeitos, suporte para que estes sujeitos se auto-constituam intersubjetivamente como criadores de conhecimento no mundo social. Conforme BETTON (1987, p. 98) “o cinema permite que cada espectador conte-se a si próprio, veja-se viver, julgue-se. Revela-nos inúmeros desejos insuspeitos.” É neste sentido que as atividades de extensão apresentadas neste Projeto - incluindo a exibição, o debate, a produção e a pesquisa dos meios audiovisuais - podem contribuir para a incorporação de novas formas de construção de conhecimento e de auto-constituição de sujeitos reflexivos, cidadãos críticos no mundo midiático globalizado (McLUHAN, 1967), tanto no âmbito da formação de professores quanto de outros profissionais.
Fundamentação Teórica: Este projeto fundamenta-se em referências presentes tanto no âmbito da teoria da Educação quanto dos estudos da Comunicação e da Cultura. Em primeiro lugar, é fundamental visibilizarmos a predominância das linguagens audiovisuais em nosso cotidiano colonizado pelas mensagens da mídia (conceito de aldeia global de MCLUHAN, 1969), bem como a dinâmica cultural num mundo de Modernidade Tardia (HALL, 2003; GIDDENS, 1991) marcado pelo hibridismo (CANCLINI, 2000), fruto da circularidade cultural e das intensas trocas e interpenetrações de diferentes autores e referências.Em segundo lugar, trata-se de compreender o papel da exibição e do debate de produtos audiovisuais nos processos e instituições de formação. É importante possibilitar a estes sujeitos não apenas se tornar leitores das linguagens e dos meios audiovisuais, mas também autores, produtores. Fica claro igualmente que, como forma de produção de conhecimento, os meios e as linguagens audiovisuais precisam ser incorporados às atividades de pesquisa e esta inserção precisa ser ela também alvo de investigação, para que se possa avaliar o impacto da sua presença nas atividades formativas. Do ponto de vista da construção do conhecimento dentro de nosso cotidiano, é igualmente importante apontar a contribuição que essas atividades poderão dar na superação das barreiras disciplinares, tornando possível a construção de diferentes conhecimentos em rede, permitindo uma maior articulação com a realidade, uma maior multiplicidade na constituição das referências para a ressignificação dos eventos vividos pelos sujeitos no mundo (MORIN, 2001; ALVES, GARCIA, 2000).Devemos ainda lembrar do caráter dos espaços escolares – quer do ensino superior, quer do ensino básico - como lugares de produção cultural, compreendendo a educação como ação cultural (FREIRE, 1979) para a emancipação dos homens face a um mundo social em processo de crescente barbárie. Conforme nos apontou Cecília Goulart em seu artigo Reinventando diálogos, vínculos, razões e sensibilidades acerca das questões sobre educação suscitadas pelo filme Nenhum a menos (Zhang Yimou, 1998): 'A escola passa a ser um espaço de exercício sobre todos os problemas da experiência e dos conhecimentos. (...) Penso que devemos aceitar o que BRANDÃO (1985) nos propõe: uma espécie de passagem do cotidiano da escola para a educação do cotidiano. Significa, segundo o autor, ‘abrir as portas da escola e sair a buscar compreender os mundos circunvizinhos, antagônicos, próximos e remotos onde estão, onde vivem e convivem com suas culturas do cotidiano, os próprios personagens da vida escolar.’ Significaria, ainda, continua Brandão, ‘trazer para o campo da educação todas as interligações possíveis com todos os outros eixos internos e exteriores das experiências sociais e simbólicas da vida da pessoa, da sociedade e da cultura.’ (...) O cinema, como a literatura, faz com que vejamos os sujeitos em sua singularidade e, ao mesmo tempo, em sua dimensão coletiva e política, desnudando-lhes a subjetividade e a inserção social e histórica. Ajuda-nos, pois, a conhecer a realidade de ângulos diversos, a interpretá-la, abrindo-nos espaço para transformá-la a partir de cada um de nós e coletivamente'. (apud TEIXEIRA, 2003, p. 185)
Objetivos: O Projeto CINESTÉSICO possui como objetivo geral: a) no âmbito da difusão e da recepção, formar platéias e criar pólos de exibição, colaborando para o acesso de funcionários administrativos, professores e estudantes universitários aos bens audiovisuais, estimulando a reflexão crítica; b) no âmbito da produção, promover a produção audiovisual, estimulando articulações multidisciplinares; c) no âmbito da pesquisa, inaugurar novos campos investigativos tanto nas práticas de recepção do público quanto nos resultados da produção audiovisual proporcionada pelo Projeto.Objetivos Específicos:• formar platéias e constituir novos espaços de exibição para o cinema mundial, brasileiro e local, tanto em IES (UFPB, UEPB, UFCG, UFRRJ, UERJ) quanto nas escolas públicas de Ensino Básico (João Pessoa) onde forem realizadas as atividades do Projeto Cinestésico, colaborando para o acesso aos bens audiovisuais; •utilizar a linguagem cinematográfica como potencializadora de debates de interesse da sociedade; •constituir acervo de audiovisuais para uso do projeto e empréstimos;•propor filmes brasileiros e estrangeiros como ferramenta de apoio pedagógico ao ensino público superior;•dinamizar espaços e equipamentos culturais existentes, mas carentes de conteúdos;•exibir em suas sessões campanhas de utilidade pública;•possibilitar ao público o exercício da avaliação de suas atividades;•implementar Mostras de audiovisuais, Cursos e Oficinas sobre a Linguagem Cinematográfica;•produzir audiovisuais, articulando equipes multidisciplinares em torno de temáticas significativas; •inaugurar novos campos de pesquisa a partir das próprias atividades de exibição, analisando e refletindo sobre as práticas de recepção do público e sobre os resultados da produção audiovisual proporcionada pelo Projeto.•possibilitar as atividades de Estágio Supervisionado dos graduandos de Pedagogia como espaço formativo a partir das linguagens audiovisuais.

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