domingo, 13 de julho de 2008

DELEUZE E O CINEMA

Deleuze e o cinema é o título do livro que o professor Jorge Vasconcellos lançou na sexta-feira (5/10/2007), às 18h, no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O trabalho é resultado de pesquisas desenvolvidas ao longo de vários anos sobre estética do cinema e autores contemporâneos da filosofia francesa.
Na oportunidade o autor fez uma exposição sobre a importância do filósofo francês Gilles Deleuze, e sua inserção no estudo atual da cinematografia.
O evento foi aberto à comunidade numa promoção conjunta de diversos órgãos da UFPB ligados ao fomento da cultura cinematográfica, entre os quais o Projeto Cinestésico, o Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC) e o Núcleo de Pesquisa em Mídias Digitais e Processos Interativos (Numid), os dois últimos integrados ao Pólo Multimídia.

O autor – Jorge Luiz Rocha de Vasconcellos é doutor em filosofia e especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea. Também tem cursos na área de cinema. É professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia e do curso de Cinema da Universidade Gama Filho (RJ) e professor Adjunto do curso de Artes Dramáticas do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro.Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos temas: Filosofia; Estética; Ética, Política e Subjetividade; Cinema; Gilles Deleuze; Henri Bergson, Friedrich Nietzsche e Michel Foucault; Jean-Luc Godard e teoria do cinema; Antonin Artaud e o teatro; e, ontologias não metafísicas. Co-organizador de Gilles Deleuze: imagens de um filósofo da imanência (Londrina: EDUEL, 1997). Publicou Arte, Subjetividade e Virtualidade: ensaios sobre Bergson, Deleuze e Virilio (Rio: Publit Soluções Editoriais, 2005) e Deleuze e o Cinema (Rio: Editora Ciência Moderna, 2006).
Após a Palestra, a Noite de Autógrafos do livro Deleuze e Um Cinema do Prof. Dr. Jorge Vasconcelos

Profª Drª Virgínia Silva e Prof. Dr. Jorge Vasconcelos, confraternizando após a palestra










Palestra "GILLES DELEUZE E
UM PENSAMENTO DO CINEMA",
proferida pelo Prof. Dr Jorge Vasconcelos
Prof. Dr. João de Lima foi o mediador do debate após a palestra






Profª Drª Ana Thereza Durmaier / DF /UFPB
apresentando
o Prof. Dr. Jorge Vasconcelos, no Aud 411 do CCHLA/UFPB






Nenhum comentário: