quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pré-Lançamento do Doc "Puta Luta"

Na manhã da terça-feira, dia 26 de maio, foi realizado o pré-lançamento do documentário produzido por nós do Projeto Cinéstesico, o "Puta Luta", vídeo que aborda a vida das prostitutas e sua organização no estado em meio às comemorações do dia 02 de junho de 2008, Dia Internacional das Prostitutas.

Na pequena sala Aruanda, do Departamento de Comunicação Social da UFPB, cheia de pessoas e expectativas, a projeção do filme foi concentrada e cativante; olhos pequenos, jovens e brilhantes em direção à parede branca, agora painel de exibição de imagens em movimento, podiam ser percebidos a cada sequência e cena. Sorrisos também. Foi por volta das 11h que o fato se sucedeu, e contamos com presenças salutares, como a do fotógrafo Ricardo Peixoto, do escritor Políbio Alves e da presidente da Associação das Profissionais do Sexo Maria Luzanira, além de professores do departamento e artistas em geral.

Primeiro, houve a exibição do vídeo institucional do Projeto, realizado pelo estudante Carlos Edmário, membro do grupo, e, logo depois, a exibição do documentário, para um público jovem, ainda novo, de estudantes ainda a se formar, entre os quais muitos nem tocam no assunto em casa ou entre os amigos. Momento oportuno para gerir discussões e abrir caminhos para novas percepções. Logo após, a mesa foi aberta com a participação de Ricardo Peixoto, Políbio Alves, Maria Luzanira, acima citados, ao lado dos estudantes de Comunicação Social Alexandre Santos e Simão Vieira, que falaram sobre a produção paraibana de audiovisual, e a necessidade e os meios de divulgação desse material produzido no estado.

Falas sinceras, emocionadas, e incisivas ecoaram pela sala e nos ouvidos, e falavam de arte, de política, de engajamento e de trabalho. Infelizmente, pelo passar das horas, as falas não puderam ser abertas ao público. No entanto, as palmas acaloradas ao final da exibição e ao término da mesa foi a certeza do dever bem cumprido. E que ainda há muito por ser feito.



******



O documentário "Puta Luta", cuja produção foi realizada pelo Projeto Cinestésico, tem cerca de 37 minutos e é originário da Paraíba. O vídeo aborda, em primeiro plano, as comemorações do Dia Internacional da Prostituta, no dia 02 de junho de 2008, apresentando a Corrida da Calcinha, o Desfile de Lingerie, a Mostra Fotográfica e as falas poéticas, entre outras intervenções que ocorreram na Rua da Areia no dia citado, uma verdadeira festa organizada pela Associação das Profissionais do Sexo na Paraíba (APROS-PB), em parceria com a Agência Ensaio. A partir desse ambiente, o filme se aprofunda e aborda o dia-a-dia e a história de prostitutas de João Pessoa, as relações com o local de trabalho, a organização política na cidade e no estado, as atividades de prevenção e segurança, além do cominho percorrido pela APROS na Paraíba. Imagens da cidade, da festa e depoimentos de artistas, profissionais do sexo e políticos participam da construção do filme.

Seu lançamento ocorrerá no próximo dia 02 de junho, durante a 5ª edição das comemorações do Dia Internacional da Prostituta na Rua da Areia. Venha conferir e comemorar também. Programação e maiores informações, só acessar http://www.agenciaensaio.blogspot.com/.

Nenhum comentário: