quarta-feira, 17 de junho de 2009

Notícias
2009-06-15 - 12:53:05

Fonte: Agência de Notícias - Clovis Bezerra

Evento exibe audiovisual paraibano

Começa por João Pessoa a II Mostra Interestadual de Audiovisual Paraibano-PB/RJ que será realizada desta terça (16) até quinta-feira (18), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus de João Pessoa, tendo como tema “Fazer audiovisual na Paraíba: razão e/ou paixão? Lucidez e/ou loucura?”.

As atividades da mostra acontecem no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), na sala Aruanda do Departamento de Comunicação e Turismo (Decomtur) e no auditório Azul do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Depois, segue para outros municípios paraibanos e do Rio de Janeiro.

O evento é realizado pela equipe do Projeto Cinestésico – Audiovisual e Educação Crítica que pertence à Linha de Pesquisa Linguagens Audiovisuais, Formação Cidadã e Redes de Conhecimento, do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão Educacional e Participação Cidadã, do Programa de Pós–Graduação em Educação da UFPB.

O projeto é coordenado pelas professoras Marília Lopes de Campos e Virgínia de Oliveira Silva, do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação (CE) da UFPB.

Na programação destacam-se a exibição de filmes e vídeos de produtores e realizadores paraibanos e mesas-redondas objetivando dialogar sobre as dificuldades e as gratificações de se fazer cinema em terras paraibanas, além de palestras e minicursos.

Serão exibidos 26 filmes divididos em sete diferentes blocos ao longo dos três dias da II Mostra. Cada bloco será sempre seguido de debate. Toda a produção audiovisual foi produzida em 16 cidades: Pombal, Caldas Brandão, Nazarezinho, Congo, Coremas, Sumé, Monteiro, Aparecida, Cabedelo, Bayeux, Manaíra, Queimadas, Sousa, Zabelê, Campina Grande e João Pessoa.

Nesta terça-feira, às 14h, estão programadas duas palestras: no auditório 411 do CCHLA - "Cinema e Educação Visual: uma nova leitura das imagens / representações do Paraíso na Terra através de Humberto Mauro", a ser proferida pela professora Carolina Cavalcanti Bezerra, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e debatida pela professora Ana Thereza Dürmaier, do Departamento de Filosofia da UFPB, e pelo professor João de Lima, coordenador do Nudoc/UFPB; no auditório 412 do CCHLA - Palestra Ilustrativa "O Videoclipe na Cultura Midiática", a ser realizada pelo professor Thiago Soares, do Decomtur/UFPB.

Serão realizados dois minicursos: "A Memória do Ponto de Vista dos Vencidos: O Cinema de Vladimir Carvalho", ministrado pelo professor Romero Venâncio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nesta terça-feira, das 14 às 17h, na Sala Aruanda – Decomtur; e "Materialidade/Imaterialidade nas Artes Visuais Contemporâneas", ministrado pela professora Marília Lopes de Campos, do CE/UFPB, na quarta-feira, das 14h às 17h, no Auditório Azul – CCSA.

Na mostra poderá ser vista a produção audiovisual paraibana cujo resultado é bastante heterogêneo. A intenção dos organizadores é justamente refletir formas de pensar e gerir o investimento dessa atividade.

“A partir da reflexão do cenário da produção audiovisual paraibana, tanto em seu processo histórico quanto contemporâneo, pretendemos contribuir para a sua dinamização e socialização, por isso preparamos mostras bem variadas”, explica uma das coordenadoras do evento, Virgínia Oliveira.

“No ano passado, durante a I Mostra, o público vislumbrou um leque temporal bastante significativo dessa produção, contemplando pelo menos três gerações. Neste ano decidimos abrir ainda mais esse leque, agora não mais em termos cronológicos, e sim em relação ao espaço geográfico, pois quando falamos em audiovisual paraibano geralmente acabamos circunscritos ao eixo João Pessoa-Campina Grande, e nós queríamos proporcionar, mesmo que timidamente, a possibilidade de democratizar a participação de realizadores de outras cidades”, completou Virgínia.

O Projeto Cinestésico, em uma perspectiva multidisciplinar articulando as áreas de Educação e Comunicação objetiva exibir, debater, pesquisar e produzir audiovisuais com ênfase na produção paraibana - mas sem excluir as outras, e realiza suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em ambientes educativos formais e não-formais.

Atua, por exemplo, na Creche-Escola da UFPB e na Associação dos Docentes da UFPB, mas também em instituições de ensino superior, em escolas de ensino médio de formação de professores e de ensino técnico, em três municípios paraibanos - João Pessoa, Cajazeiras e Bananeiras; e em três municípios fluminenses – Rio de Janeiro, Seropédica e Nova Iguaçu.

Em 2009 o projeto pretende ampliar o número de cidades nos dois Estados citados e expandir as nossas ações para o Estado do Rio Grande do Norte, inclusive. Já em relação à produção de audiovisuais, o Projeto Cinestésico vem, coletivamente, realizando documentários e ficções que seguem carreira em festivais e mostras dentro e fora da Paraíba.
Outras informações pelo correio eletrônico: projetocinestesico@gmail.com; endereço eletrônico http://projetocinestesico.blogspot.com.

Nenhum comentário: