quarta-feira, 6 de junho de 2012



Cinestésico no II JABRE – Laboratório de Roteiro de Curta-metragem 
para Jovens do interior da Paraíba 


A Coordenação de Extensão Cultural da UFPB, em parceria com a ACCON (Associação Cultural do Congo), está promovendo o II JABRE – Laboratório de Roteiro de Curta-metragem para Jovens do interior da Paraíba -, que acontecerá na Pousada Paraíso da Serra, no Congo, (PB), no período de 02 a 05 do próximo mês de agosto. A ideia do laboratório é estimular a interiorização da produção audiovisual no Estado. As inscrições acontecerão de 07 de maio a 15 de junho. Poderão se inscrever jovens de cidades com menos de 100 mil habitantes da Paraíba através de um argumento e de um texto contendo a relevância de abordagem do tema a serem enviados para o e-mail laboratoriojabre@gmail.com. Serão selecionados 10 candidatos inscrito para participação do Laboratório.

No ano passado ocorreu o I JABRE que contou com mais de 30 inscrições oriundas de varias cidades do interior do Estado. Foram selecionados 10 argumentos que, a partir de uma espécie de retiro cinematográfico, foram transformados em roteiros para obras audiovisuais de curta-metragem. A coordenação do Laboratório conseguiu o apoio, em forma de premio, da produtora Pigmento Cinematográfico para produção de um dos roteiros elaborados durante o Laboratório. O filme resultante foi o curta Fogo-pagou, de Ramon Batista, da cidade de Nazarezinho, roteiro eleito pelos demais participantes do I Jabre para a premiação. Fogo-pagou trata de uma visão poética de um cemitério abandonado, criado pelos moradores da zona rural de Nazarezinho para enterrar seus mortos durante as grandes epidemias do século XIX.

Para o II JABRE, a coordenação já conta com o apoio do NPD (Núcleo de Produção Digital) da UFPB, que premiará com o empréstimo de equipamento de gravação e edição para um dos roteiros a serem elaborados durante o Laboratório. Outro premio será concedido pela Pigmento Cinematográfico que também cederá equipamento para todo o processo de gravação e finalização de outro roteiro a ser contemplado.

O cineasta Torquato Joel e a professora Virgínia de Oliveira, do Projeto Cinestésico do Centro de Educação, são os coordenadores do JABRE, com coordenação na cidade do Congo de José Dhiones, da Associação Cultural da cidade. O Laboratório tem o apoio da Prefeitura do Congo e do Grupo Paz Lucas. Maiores informações pelo endereço eletrônico: jabre2012.blogspot.com.br



EDITAL

REGULAMENTO GERAL

CAPÍTULO I - DA LOCALIZAÇÃO, FINALIDADE E ORGANIZAÇÃO


Art. 1º.- O II JABRE – Laboratório para Jovens Roteiristas do Interior da Paraíba,  Edição 2012, será realizado no Balneário Paraíso da Serra, na cidade do Congo, Estado da Paraíba, no período de 02 a 05 de agosto de 2012.

 Art. 2º.- O II JABRE tem por finalidade a descentralização da produção audiovisual no Estado da Paraíba.

Art. 3º.- O II JABRE é idealizado pela COEX (Coordenação de Extensão Cultural da UFPB) e pela ACCON (Associação Cultural do Congo), conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Congo e do Grupo Paz Lucas, além do apoio da ABD-PB, Pigmento Cinematográfico e do Projeto Cinestésico.
Parágrafo Único - A seleção das 10 (dez) propostas para o II JABRE será feita através de comissão de reconhecido mérito na área do audiovisual.

CAPÍTULO II - DOS CANDIDATOS E INSCRIÇÕES

Art. 4º. Cada candidato poderá apresentar apenas 02 (duas) propostas contendo os seguintes itens:
- identificação do candidato (nome completo, endereço, data de nascimento, telefone e e-mail para contato);
- argumento contando com, no mínimo, 40 (quarenta) linhas;
- relevância da abordagem do tema contando com, no mínimo, 15 (quinze) linhas.
As propostas deverão ser enviadas para o e-mail: jabreII@gmail.com

Art. 5º. Só poderão concorrer candidatos de cidades com menos de 100 mil habitantes com vistas ao estímulo das produções audiovisuais em pequenas e médias cidades do Estado da Paraíba.

Art. 6º. Os argumentos apresentados deverão ser destinados à produção de obras audiovisuais de curta-metragem.

Art. 7º. Serão considerados projetos de curtas-metragens os roteiros para filmes de até 20 (vinte) minutos de duração.

CAPÍTULO III – DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E INFORMAÇÕES

 Art. 8º. As inscrições ocorrerão com o envio de propostas e poderão ser feitas no período de 02 de maio a 15 de junho de 2012.

Art.9º. A seleção das 10 (dez) propostas ocorrerá no período de 16 a 30 de junho de 2012, sendo o dia 30 de junho de 2012 a data limite para que todos os candidatos sejam informados sobre o resultado da seleção.

Art.10º. Maiores informações poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico: http://jabre2012.blogspot.com.br

CAPITO IV – DA PREMIAÇÃO

Art. 11º. Será(ão) premiado(s) 01 (um) ou mais projetos, de acordo com patrocínios obtidos pela coordenação do II JABRE, com a realização de produção (gravação e edição) de roteiro(s) dos candidatos selecionados que participarão efetivamente do II JABRE.

Art. 12º. A eleição do(s) projeto(s) a ser(em) contemplado(s) para a produção será feita em voto secreto pelos próprios candidatos selecionados participantes do II JABRE.

CAPÍTULO V - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 13º.- No momento da inscrição, os candidatos assumirão toda e qualquer responsabilidade no que se refere à autoria das propostas inscritas.

Art. 14º.- A inscrição no II JABRE, Edição 2012, implica na aceitação e cumprimento de todos os termos e condições estabelecidos no presente Regulamento, sob pena de desclassificação em caráter inapelável e irrecorrível.

Art. 15º.- Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação Geral do II JABRE.

João Pessoa/PB, 20 de abril de 2012.

Nenhum comentário: