quarta-feira, 20 de junho de 2018

IX Mostra Interestadual do Cinema Paraibano - Prata da Casa - PB/RJ - 2016

A Mostra Interestadual do Cinema Paraibano é organizada pelo Projeto Cinestésico - UFPB e ocorre desde 2008 na Paraíba e no Estado do Rio de Janeiro. 

Em 2016, a temática escolhida para a IX Mostra Interestadual do Cinema Paraibano - PB/RJ homenageou a Prata da Casa, ou seja, os produtos cinematográficos realizados por participantes das 5 primeiras edições do Jabre - Laboratório Paraibano para Jovens Roteiristas, processo educativo que toma corpo na cidade do Congo-PB, coordenado desde 2011 pelo cineasta Torquato Joel (Projeto ViAção Paraíba-UFPB) e pela professora Virginia Gualberto (Projeto Cinestésico-UFPB), no qual divers@s jovens, de diferentes regiões da Paraíba, se reúnem para dialogar sobre seus argumentos até chegarem ao primeiro tratamento de seus roteiros.

O visceral e o identitário são marcas contextuais dessa recente, descentralizada e premiada produção cinematográfica paraibana. A curadoria da IX Mostra debruçou-se sobre o frescor e o vigor do resultado desse processo educativo para selecionar os filmes desta edição. Após as exibições, houve debate com a professora Virginia Gualberto, curadora da mostra, e com os diretores Ed Junior e José Dhiones Nunes.

Confiram a programação:

1) Fogo-Pagou, de Ramon Batista (Doc, 8’, Nazarezinho/PB, 2012)
“Um cemitério abandonado no sertão nordestino, suas histórias contadas pelos moradores da redondeza.”

2) Ilha, de Ismael Moura (Fic, 15’, Cuité/PB, 2014) 
“Um homem sofrido e esquecido pela sociedade com seu filho com uma doença perturbadora.”

3) Praça de Guerra, de Ed Junior (Doc, 19’, Catolé do Rocha/PB, 2015)
“No final da década de 1960, Catolé do Rocha foi cenário de um levante revolucionário comandado por jovens idealistas.”

4) Sophia, de Kennel Rógis (fic, 15’, Coremas/PB, 2013) 
“Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.”

5) Dito, de José Dhiones Nunes (Fic, 3’, Congo/PB, 2014)
“Baseado nos mitos populares do interior do nordeste brasileiro, o filme mostra as reações humanas despertadas diante do pesadelo.”

6) Candeeiro, de Adriano Roberto (Doc, 9’, São José dos Ramos/PB, 2014)
“Na cidade de São Jose dos Ramos, agreste paraibano, uma atração singular fazia a alegria da rapaziada durante a festa do padroeiro.”

7) Encantamento, de Allan Marcus (Doc, 5’, Alagoa Grande/PB, 2015)
“Há pessoas que se encantam com paisagens, pessoas diferentes, o infinito das coisas, mas, por que não se encantar com a morte dos seres ao seu redor?”

8) Manancial, de Bruno Soares (Fic, 7’, Condado/PB, 2016)
“Um jovem sertanejo busca reatar um vínculo perdido pela sua geração dominada pela cultura massiva da futilidade e da ostentação.”

SESSÃO: 

IX Mostra Interestadual do Cinema Paraibano 
(Duração total: 81 minutos | Classificação: 14 anos) 

Onde: Cine Aruanda (CCTA/UFPB) 
Quando: 22 de setembro de 2016, às 15h 
Quanto: Entrada franca

Nenhum comentário: