quarta-feira, 17 de junho de 2009

COMEÇA NA UFPB A II MOSTRA INTERESTADUAL DO AUDIOVISUAL PARAIBANO
Exibição de longa-metragem de Linduarte Noronha no primeiro dia
Com o tema “Razão e/ou Emoção? Lucidez e/ou Loucura?”, começou nesta terça-feira (16) a II Mostra Interestadual do Audiovisual Paraibano. Organizada pelo Projeto Cinestésico, do Centro de Educação (CE) da UFPB, a atividade traz a João Pessoa produções de todo o Estado, além de mini-cursos e palestras.

A mostra foi aberta nesta segunda, no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, com a exibição do documentário Cabeças Falantes, de Virgínia Silva; do longa de ficção O Salário da Morte, do célebre Linduarte Noronha; e Lição de Fogo, documentário sobre o filme de Noronha, dirigido por Larissa Claro que, em seguida, participou de debate junto ao ator, produtor e roteirista de Salário da Morte, W.J. Solha.

À tarde, aconteceu a palestra “Cinema e Educação Visual: uma nova leitura das imagens / representações do Paraíso na Terra através de Humberto Mauro”, com os professores Ms. Carolina Cavalcanti Bezerra – UEPB (palestrante), Drª Ana Thereza Dürmaier - Filosofia/UFPB (debatedora) e Dr. João de Lima - NUDOC/UFPB (debatedor), no Auditório CCHLA – 411. O professor Ms. Thiago Soares – DecomTur/UFPB proferiu a palestra ilustrativa “O videoclipe da cultura midiática”, no Auditório CCHLA - 412. E na Sala Aruanda, do Departamento de Comunicação e Turismo (DecomTur), o professor Ms. Romero Venâncio (DFL/UFS) ministrou o mini-curso “A Memória do Ponto de Vista dos Vencidos: o Cinema de Vladimir Carvalho”. As atividades foram simultâneas e aconteceram das 14 às 17h.

Na parte da noite foram exibidos os documentários Coragem Mulher, de Mislene Santos; Debaixo dos Lençóis, de Mabel Dias, Lila Santos e Bethânia Maria; e Eu Marcharei na Tua Luta, de Renata Escarião. Em seguida, houve debate com as realizadoras Mislene, Mabel e Renata.
A II Mostra Interestadual do Audiovisual Paraibano acontece em João Pessoa de 16 a 18 de junho e, em seguida, no Rio de Janeiro. É coordenada pelas professoras Virgínia de Oliveira Silva e Marília Campos, responsáveis pelo Projeto Cinestésico, e tem apoio do Centro de Educação, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFPB), do Departamento de Comunicação e Turismo (DecomTur/UFPB), do Coletivo de Estudantes de Comunicação Social – ComJunto – e do Cineclube Jomard Muniz de Britto.


Simão Mairins

Um comentário:

Evelyanne Cavalcanti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.