sábado, 31 de outubro de 2009

Filme Paraibano vence Festival de Cinema de Porto Alegre


Curta-metragem produzido na Paraíba foi a estrela da 6ª edição do CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN 2009), realizado no último final de semana no Centro Cultural Usina do Gasômetro, no Rio Grande do Sul. “Sweet Karolynne”, de Ana Bárbara Ramos, foi duplamente premiado, conquistando o título de melhor curta do júri oficial e o prêmio do júri popular.
O documentário conta a história de uma menina de 7 anos, Karolynne Lima, e de sua relação com as galinhas, seus bichinhos de estimação inseparáveis, e da sua fascinante compreensão da morte. O júri justificou o prêmio "pelo modo como o filme se aproxima com delicadeza e inteligência de seu personagem e tema. Destaca-se a maneira como o filme dessacraliza a morte e elogia a vida”, ressaltou.
O filme foi produzido pelo coletivo Las Luzineides Coletivo Psicotrônico Audiovisual e tem circulado por vários festivais no Brasil, incluindo o Cineport (Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa), promovido em João Pessoa em maio deste ano.
Segundo as produtoras do Coletivo, este é o quarto prêmio que o curta recebe, tendo conquistado antes menção honrosa no 19º Cine Ceará. "Sweet Karolynne" ainda pode ampliar esse número, já que foi selecionado para o festival internacional de cinema do Rio de Janeiro, o Curta Cinema, e será exibido no final do mês de outubro.
O CineEsquemaNovo 2009 distribuiu 17 prêmios para produções de diversos gêneros, formatos e linguagens, vindas de várias regiões do Brasil, priorizando as idéias audiovisuais expressas na sala de exibição. Os filmes foram escolhidos pelo júri de premiação, composto por Cezar Migliorin, Christian Saghaard, Maria Helena Bernardes, Maria Henriqueta Satt e Lina Chamie, além do voto popular, os participantes da Oficina de Crítica Cinematográfica e a equipe do festival.
.
Fonte: aqui

Nenhum comentário: