quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Tintin cineclube exibe curtas sobre a história do cinema brasileiro


Curtas brasileiros que documentam ou ficcionalizam episódios importantes do cinema nacional serão destaque nesta quarta-feira (4), às 19h30, no Tintin Cineclube, em João Pessoa. Promovida pela Associação Brasileira de documentaristas – secção Paraíba, através do ponto de cultura Urbe Audiovisual, com o apoio do Ministério da Cultura e do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), a sessão é gratuita e acontece no Cine Teatro Lima Penante.
Serão exibidos quatro filmes que fazem parte do programa ‘Histórias do cinema brasileiro’ da Programadora Brasil: ‘Como se morre no cinema’, de Luelane Loiola, ‘O homem do morcego’, de Ruy Solberg, ‘Roberto’, de Amilcar Monteiro e ‘Simião Martiniano, o Camelô do cinema’, de Clara Angélica e Hilton Lacerda.
‘Como se morre no cinema’ é a única ficção presente na sessão e conta as memórias do papagaio que participou da filmagem do clássico brasileiro ‘Vidas Secas’, em 1962, quando atuou ao lado da cachorra Baleia.
Já ‘O homem morcego’ e ‘Roberto’ documentam a trajetória de dois importantes cineastas na cinematografia nacional. O primeiro trata de Mario Peixoto, diretor do clássico ‘Limite’, de 1930, considerado por muitos críticos como o mais belo e importante filme brasileiro.
Na época, Limite foi visto na Europa e, segundo seu realizador, recebeu grandes elogios de pessoas como Eisenstein e Orson Welles. Após raras exibições nos anos 30, o filme ficou muitos anos sem ser visto, assim como o diretor, que se retirou para a praia do Morcego, na Ilha Grande, onde viveu até poucos anos antes de sua morte
‘Roberto’ propõe um olhar sobre a vida e a obra de Roberto Santos, cineasta de filmes antológicos como ‘O Grande Momento’ e ‘A Hora e Vez de Augusto Matraga’, e cuja trajetória de realizador se misturou e se confundiu com a própria história do moderno cinema paulista.
Pra finalizar será exibido um filme sobre ‘Simião’, cineasta-camelô alagoano radicado em Pernambuco desde a década de 50.
A Programadora Brasil é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, desenvolvido por meio da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv). Seu objetivo é a disponibilização de filmes e vídeos para pontos de exibição audiovisual (escolas, universidades, cineclubes, centros culturais, pontos de cultura) de circuitos não-comerciais para promover o encontro do público com o cinema brasileiro.
Mais informações sobre os filmes podem ser encontradas no site da programadora Brasil (http://www.programadorabrasil.org.br/programa/57/).
Tintin Cineclube – Com mais de cinco anos de funcionamento o Tintin é o cineclube mais atuante na cidade de João Pessoa, promovendo a exibição de filmes nacionais, lançamentos de curtas paraibanos e filmes raros da cinematografia mundial. As sessões acontecem no Cine Teatro Lima Penante, centro da cidade, e eventualmente na Usina Cultural Energisa.
As sinopses e mais informações sobre os filmes exibidos podem ser vistos no site http://www.abdpb.org.br/. Outras informações: 3221-8450.
fonte: aqui

Nenhum comentário: