domingo, 8 de novembro de 2009

Mostra do Cinema Africano e Brasileiro




O Projeto Cinestésico - Audiovisual e Educação Crítica, do DHP/CE/UFPB, em parceria com o setor de difusão cultural e intercâmbios artísticos do consulado da França do Rio de Janeiro e com o Grupo de Pesquisa Afro-Educação da UFPB, realizará durante todo o dia 19 de novembro de 2009, no auditório do Centro de Educação da UFPB, a mostra "Vivenciando e Comunicando nossa Africanidade e nossa Negritude", exibindo uma seleção de filmes africanos e brasileiros em comemoração ao dia 20 de novembro - o dia da consciência negra.
Programação
19 de novembro - Manhã (9h às 12h)
CARTA CAMPONESA (LETTRE PAYSANNE) - DOC/FIC., 1975 - 98 MIN - FRANÇA/SENEGALDIREÇÃO - SAFI FAYE (SENEGAL)
PRIMEIRO FILME AFRICANO, DIRIGIDO POR UMA MULHER, A SER DISTRIBUÍDO COMERCIALMENTE E A ALCANÇAR RECONHECIMENTO INTERNACIONAL. MISTURANDO DOCUMENTÁRIO E FICÇÃO, REGISTRA AS DIFICULDADES DE UM CASAL DE JOVENS CAMPONESES, MORADORES DE UM POVOADO NO SENEGAL, QUE HÁ DOIS ANOS TENTAM SE CASAR. AS POUCAS CHUVAS E A COLHEITA ESCASSA DO AMENDOIM IMPEDEM SEUS PLANOS.PRÊMIO FIPRESCI – FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CRÍTICOS DE CINEMA – NO FESTIVAL DE BERLIM DE 1976.
QUANDO O MAR BATE NA ROCHA - 2002, 12 MIN - MOÇAMBIQUE
DIREÇÃO - SOL DE CARVALHO (MOÇAMBIQUE)
AS PLATAFORMAS ROCHOSAS DA COSTA MOÇAMBICANA TÊM O HÁBITO DE RESPEITAR A COLHEITA DO MEXILHÃO QUE TANTO DELICIA OS TURISTAS. PORÉM, A POBREZA IMPEDE QUE ESTE COSTUME SE MANTENHA, JÁ QUE A PESCA DE MEXILHÕES COMPROMETE A VIDA DE JOVENS PESCADORES.
Debatedor:
Profº.: Elio Flores Dep. de História/UFPB
Tarde (14h às 17h) - Aud. CE/UFPB
ANGOLA, SAUDADES DE QUEM TE AMA - 2005 - 65 MIN - ANGOLA
DIREÇÃO - RICHARD PAKLEPPA (ANGOLA)
EM "ANGOLA, SAUDADES DE QUEM TE AMA" UMA VOZ DESCONHECIDA LÊ CARTAS QUE LEVAM O ESPECTADOR A UMA VIAGEM ÀS REALIDADES DIFERENTES DE ANGOLA. DE CRIANÇAS DE RUA À MODELOS DE PASSARELA, O ESPECTADOR MERGULHA NUM CALEIDOSCÓPIO DE PERSONAGENS E CORES QUE GIRAM EM TORNO DAS GRANDES CONTRADIÇÕES ENTRE POBREZA E LUXO.O FILME É UMA COLABORAÇÃO ENTRE O REALIZADOR NAMIBIANO RICHARD PAKLEPPA E O CANTOR ANGOLANO PAULO FLORES. EM CONJUNTO FILMAGEM E MÚSICA CRIAM POEMAS E FRAGMENTOS DE ENIGMA QUE É ANGOLA.
MOÇAMBIQUE, JORNAL DA INDEPENDÊNCIA (MOZAMBIQUE, JOURNAL D´UNE INDÉPENDANCE - KUXA KANEMA) - 52 MIN - 2003 - MOÇAMBIQUE
DIREÇÃO - MARGARIDA CARDOSO (MOÇAMBIQUE)
A PRIMEIRA ACÇÃO CULTURAL DO GOVERNO MOÇAMBICANO LOGO APOS A INDEPENDENCIA, EM 1975, FOI A CRIAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DO CINEMA (INC). OS CINEMAS SÃO NACIONALIZADOS E AS UNIDADES DE CINEMA MOVEL VÃO MOSTRAR POR TODO O PAIS A MAIS POPULAR PRODUÇÃO DO INC, O JORNAL CINEMATOGRAFICO KUXA KANEMA. O SEU OBJECTIVO ERA "FILMAR A IMAGEM DO POVO E DEVOLVÊ-LA AO POVO".MAS HOJE, DEPOIS DE ANOS DE GUERRA, DESILUSÕES, E DESTRUIDO POR UM FOGO EM 1991, A GRANDE EMPRESA QUE FOI O INC QUASE NÃO EXISTE. FELIZMENTE SOBREVIVERAM NO ARQUIVO AS IMAGENS QUE SÃO O UNICO TESTEMUNHO DOS 11 PRIMEIROS ANOS DE INDEPENDÊNCIA, OS ANOS DA REVOLUÇÃO SOCIALISTA. É ATRAVES DESSAS IMAGENS, E DAS PALAVRAS DAS PESSOAS QUE AS FILMARAM, QUE VAMOS CONHECER O PERCURSO DE UM IDEAL DE PAIS, QUE SE DESMORONOU, POUCO A POUCO, COM O IDEAL DE "UM CINEMA PARA O POVO", E COM OS SONHOS DAS PESSOAS QUE UM DIA ACREDITARAM QUE MOÇAMBIQUE PODERIA VIR A SER UM PAIS DIFERENTE.
Debatedor
Paulo Gambarra, mestrando em História
Noite (19h às 22h) - Aud. CE/UFPB
FINZAN - FIC., 1989 - 105 MIN - FRANÇA/MALI
DIREÇÃO - CHEICK OUMAR SISSOKO (MALI)
AO LADO DE SUA SOBRINHA, MULHER ABANDONA A ALDEIA ONDE MORA DEPOIS QUE SEU MARIDO MORRE. NESTE FILME, O DIRETOR CHEICK OUMAR SISSOKO CONFRONTA AS TRADIÇÕES PATRIARCAIS, INCLUINDO A POLÊMICA QUESTÃO DA CIRCUNCISÃO FEMININA.
CONTOS TRADICIONAIS - FIC., 2002 - 12 MIN - MOÇAMBIQUE
DIREÇÃO - SOL DE CARVALHO (MOÇAMBIQUE)
DUAS HISTÓRIAS RECOLHIDAS PELO ANTROPÓLOGO HENRY JUNOD – ESTUDIOSO QUE DESCOBRIU OS USOS E COSTUMES DA POPULAÇÃO BANTU DA ÁFRICA SUBSAARIANA. OS CONTOS EXPLICAM COMO AS COMUNIDADES TÊM SISTEMAS TRADICIONAIS QUE HABITUAM AS CRIANÇAS A RESPEITAR A NATUREZA.
Debatedor
Prof.º: Romero Venâncio/UFS

Nenhum comentário: