quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ABD-PB integra projeto “Fala de Cinema”

A Associação Brasileira de Documentaristas (ABD- secção Paraíba) apoia o projeto “Fala de Cinema” que será lançado nesta quinta-feira (5), no auditório do Sebrae, às 15h. Haverá exibição de vídeos e uma mesa-redonda com representantes culturais os quais debaterão o tema “Memória do Cinema Paraibano”. Como parte da programação do evento nesta sexta-feira (6), no Ponto de Cem Réis, está programada a 'Avant Premier' dos três documentários produzidos para o projeto 'João Pessoas'.

Os vídeos, realizados pela TV Cidade João Pessoa com apoio da ABD-PB, irão integrar a segunda caixa do projeto, que é composta também de textos e fotografias sobre a vida, a obra e a arte do cantor e compositor Parrá, do artista plástico Flávio Tavares e do carnavalesco Jocemar Chaves. Esta segunda etapa do projeto 'João Pessoas' será lançada oficialmente, no dia 16 dezembro. A primeira caixa, lançada no final do ano passado, homenageou o jornalista Gonzaga Rodrigues, o escritor Ascendino Leite e a professora Elisa Mineiros.

A primeira exibição dos documentários desta segunda caixa acontecerá nesta quinta-feira (5), a partir das 18h, no auditório do Sebrae. "Essa será a primeira oportunidade de ver os vídeos. Para o lançamento oficial, que acontecerá em dezembro, também estamos programando o lançamento dos livros sobre os personagens, inspirados pela produção dos documentários", adiantou o responsável pela Coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos e Culturais de João Pessoa (Probech-JP), Fernando Moura.

Segundo ele, a realização da segunda edição do projeto 'João Pessoas' vai dar suporte para a idealização do primeiro Museu da Imagem e do Som na Capital. "Estamos criando um acervo importante e que poderá compor o Museu da Imagem e do Som, ainda em projeto. O 'João Pessoas' conta a história da vida de personagens reais da Paraíba, cada um como próprio narrador da trajetória da cidade", explicou.

Programação – A abertura do 'Fala de Cinema' será nesta quinta-feira, às 15h, no auditório do Sebrae, localizado no bairro dos Estados, com o lançamento dos projetos 'Film Comission' e 'Cinema Adentro - Interiorização Audiovisual'. Serão exibidos os filmes Reizado de Zabelê, de Carlos Dowling e Chico Sales (documentário digital – 14 minutos -; O Plano do Cachorro, de Arthur Lins e Ely Marques (ficção em 16 milímetros – 10 minutos) e Sweet Karolynne, de Bárbara Ramos (documentário digital – 15 minutos). As exibições começam a partir das 16h.

Após a mostra dos vídeos, às 17h, será a vez da formação da mesa redonda que será composta por Fernando Moura, responsável pela Coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos e Culturais de João Pessoa (Probech-JP) e do 'Projeto João Pessoas'; Francisco Sales, realizador, integrante do Pólo Regional PB do Projeto Brasil Memória em Rede; Maisa Duarte, gestora de cultura do Sebrae-PB e coordenadora do Pólo Regional Paraíba do Projeto Brasil Memória em Rede, e Liuba de Medeiros, representante da ABD-PB.

Em seguida, haverá a exibição dos três documentários que compõem o projeto 'João Pessoas'. A última atividade da quinta-feira será a formação de uma mesa redonda composta pela equipe técnica da TV Cidade João Pessoa e que contará com a participação dos personagens dos vídeos produzidos: Flávio Tavares, Jocemar Chaves e Parrá.

Já na sexta-feira (6), o evento acontecerá na Praça Vidal de Negreiros, conhecida como Ponto de Cem Reis, no Centro da Capital. A exibição dos documentários do projeto 'João Pessoas' acontecerá a partir das 18h. O encerramento da atividade será com o show do cantor e compositor paraibano Parrá. O 'Fala de Cinema' é uma realização da TV Cidade João Pessoa, Probech, Fundação de Cultura (Funjope) e Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), com o apoio do Sebrae e da ABD - Associação Brasileira de Documentaristas - Secção Paraíba.
Outras informações pelo telefone: 3221-8450.
Fonte: aqui

Nenhum comentário: