sábado, 17 de abril de 2010

1º Encontro da Rede Nordestina Audiovisual - RNA

1º Encontro da Rede Nordestina Audiovisual - RNA
Ponto de Cultura Rede Nordestina Audiovisual – RNA / ABD-PB

Apresentação

Já há alguns anos a Paraíba vem sendo apontada como um dos estados considerados pólos de produção audiovisual no Nordeste, figurando junto de Pernambuco, do Ceará e da Bahia. Apesar de ainda serem poucos os incentivos oferecidos à atividade audiovisual no estado, a produção é consistente e significativa, arrebatando prêmios em diversos festivais de que (sempre) participa e constando em editais da área com bastante frequência.
Os cineastas paraibanos são reconhecidos em todo o país, desde os anos 1960, quando uma produção local, 'Aruanda' de Linduarte Noronha, passou a ser considerada uma das precursoras de um importante movimento estético do cinema brasileiro, o Cinema Novo. Hoje não é apenas pela produção que vem sendo reconhecida, mas pela movimentação política e articuladora que vem promovendo, destacando-se na região. O Pontão de Cultura Rede Nordestina Audiovisual, da Associação Brasileira de Documentaristas – seção Paraíba (ABD-PB) vem justamente ao encontro desse reconhecimento, buscando incentivar uma maior articulação entre os estados do Nordeste.
A principal meta do Pontão de Cultura Rede Nordestina Audiovisual é estabelecer e manter uma rede de interlocução e intercâmbio efetivo entre os diversos pontos de cultura sediados na região nordeste que atuam prioritariamente em atividades do audiovisual, sejam de produção, formação ou difusão. Tal rede propõe estabelecer e concretizar simultâneos espaços contínuos de articulação e distribuição de conhecimentos, obras e experiências produzidos em cada um dos pontos de cultura atendidos - seguindo levantamento provisório feito com base em dados oferecidos pelo IPSO - Pontão Mapas da Rede, são aproximadamente vinte e cinco (25) Pontos de Cultura de audiovisual sediados na região.
Além dos pontos de cultura do Programa Cultura Viva o RNA também busca promover a articulação entre realizadores e produtores de audiovisual, coletivos de produção, associações, cineclubes e quem mais possa ser identificado e contatado como agente do audiovisual independente da região Nordeste.
Como ferramentas para divulgar e fazer circular não apenas as ações do Pontão RNA, mas o objeto principal que une todos os agentes citados, o curta-metragem, o RNA tem 3 ações principais:
1. Panorama do Curta-metragem Paraibano. Uma caixa contendo 7 dvds com um recorte histórico desde os anos 1960 até os anos 2000, com as principais produções do estado da Paraíba, a ser distribuída entre os estados, aos diversos agentes do audiovisual independente da região, para exibição não-comercial, estudo, pesquisa, difusão.
2. Panorama do Curta-metragem Nordestino. Uma caixa contendo 9 dvds, um para cada estado do Nordeste, no intuito de divulgar o que há de mais notório no curta-metragem da região, desde que começou a ser realizado. A curadoria será feita com o auxílio de representantes de cada estado, de modo que o resgate histórico não deixe de contar o que de fato seja mais importante para cada um.
3. Por fim, o Portal RNA. A idéia principal do Portal RNA é de ser um acervo virtual da produção de curtas-metragens da região Nordeste, realizados por produtores independentes, coletivos, associações, cooperativas de produtores, pontos de cultura, entre outros grupos. Sua intenção é fazer deste material uma cinemateca do audiovisual nordestino, fomentando, assim, atividades de exibição sem fins lucrativos, em especial realizadas por cineclubes. Além disso, este espaço virtual também aglutinará estes agentes acerca de temas referentes ao fazer audiovisual, através de um fórum aberto de debates.
O Encontro
Uma das metas do Pontão de Cultura RNA é realizar um encontro presencial entre representantes do audiovisual independente do Nordeste, com o objetivo de divulgar a implementação das ações do RNA e, principalmente, de promover a articulação de uma rede do audiovisual da região, buscando alcançar maiores benefícios para o desenvolvimento da atividade de maneira mais bem distribuída, compartilhando os caminhos e as conquistas.
O encontro do RNA acontecerá na cidade de João Pessoa - PB e contará com a presença de representantes do audiovisual independente de cada um dos estados do Nordeste. Neste encontro será realizado um seminário sobre curta-metragem independente e a economia do audiovisual no NE, contando também com a presença de convidados essenciais para a discussão proposta. A reunião de representantes das diversas atividades ligadas ao audiovisual traz a possibilidade de que aconteça mais de um encontro paralelamente, como encontro das ABDs do NE, encontro de coletivos independentes de realização, entre outros, com o intuito de tratar de questões mais específicas de cada segmento (produção, difusão, exibição, políticas públicas, etc).


1º Encontro RNA
Pontão de Cultura Rede Nordestina Audiovisual
ABD-PB

Dia 16 de abril de 2010

Manhã
8h – 9h | Cadastramento dos participantes
9h | Abertura - Ações Governamentais para o audiovisual na região Nordeste
Boas vindas de Carlos Dowling, presidente da ABD-PB
Chico César, Diretor da FUNJOPE / PMJP
Silvio DaRin, Secretário do Audiovisual SAV / MinC
TT Catalão, Secretário de Cidadania e Cultura – SCC / MinC

10h | Coffee break

10h30 | Articulação Regional do Audiovisual – Propostas dos Pólos
Tarciana Portela, chefe da representação regional NE do MinC
David Fernandes, Sub-secretário da Cultura da Paraíba
Carlos Dowling, Presidente da ABD-PB
Carla Francine, Coordenadora de Audiovisual da FUNDARPE / PE
Sofia Federico, Representante da DIMAS - BA

Tarde
14h | Pontão de Cultura Rede Nordestina Audiovisual – ABD-PB: ações
15h15 | Coffee break
15h30 | Curta-metragem e difusão – Mediação Liuba de Medeiros
Rafael Pereira Oliveira, Coordenador-Geral de Difusão de Direitos Autorais e de Acesso à Cultura– DDI / SPC / MinC
Solange Lima, Presidente da ABD Nacional
Claudino de Jesus, Presidente do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes
Indira Amaral, Presidente da Fundação Aperipê / TV Aperipê
Noite
20h | Mostra audiovisual
Lançamento da Caixa do Panorama do Curta-metragem Paraibano

Dia 17 de abril de 2010

Manhã
9h | GTs
Tarde
14h | Gestão e Planejamento Estratégico para o Audiovisual – Mediação Mariah Benaglia
Cláudia Costa, Presidente do Arranjo Produtivo Local do Audiovisual - GO
Arnaldo Junior, consultor do SEBRAE-PB
Tibico Brasil, gerente Ambiente de Gestão da Cultura - BNB

15h15 | Coffee break
15h30 | “Ctrl-V: VideoControl”, de Hollywood à Convergência Digital – Mediação Arthur Lins
Leonardo Brant, editor do site Cultura e Mercado
Tatiana Tavares, Representante do LAVID-UFPB / XPTA.LAB PB e RN

Noite
20h | Mostra Audiovisual
Lançamento da 3ª edição Curtas ABD-PB: A Máquina Virou

Dia 18 de abril de 2010

Manhã
9h | GTs
Tarde
14h | Formação e Produção – Mediação: Carlos Dowling
Cynthia Falcão, representante do CANNE – Centro Audiovisual Norte-Nordeste
Hermano Figueiredo, coordenador nacional do Programa Olhar Brasil

15h | Rede Nordestina Audiovisual – desafios e perspectivas
(fechamento dos documentos gerados pelos Gts e documento geral do encontro)

Noite
20h | Mostra Audiovisual
Traga a Vasilha! Jam session audiovisual
+ Festa

Dia 19 de abril de 2010

Partida dos participantes

Nenhum comentário: