terça-feira, 11 de maio de 2010

ATOR DE CURTA DE CAMPINA GRANDE É PREMIADO

Curta produzido em Campina Grande rende prêmio a ator em SP
11/05/2010 08:56

Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba

Qual a maneira mais eficaz para compor um personagem? Buscar inspiração em outros filmes ou investir na realidade? A segunda opção foi a escolhida pela produção do curta 'Depois da Curva', dirigido por Helton Paulino. O resultado não poderia ser melhor: reconhecimento.

O ator Fabiano Raposo (foto), no último final de semana, levou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Ribeirão Pires (SP). Ao todo, concorreram 160 curtas de todo o Brasil. Não houve distinção de formatos, películas e produções digitais estavam no mesmo páreo.

Gravado nas cidades de Lagoa de Roça, Riachão do Bacamarte e Campina Grande, Depois da Curva mostra o sentimento que nasce entre duas pessoas que se conhecem durante uma viagem. Metade do curta se passa dentro de um carro em movimento.

Em princípio, não seria nem Fabiano Raposo o escolhido para o papel. O diretor Helton Paulino e André da Costa Pinto, que produziu e fez a preparação de elenco, chegaram a iniciar os trabalhos com outro ator.

“Lembro que o laboratório para construção do personagem foi bem engraçado. Helton me ligou dizendo que teríamos ensaio à tarde. Quando cheguei ao local do ensaio, ele e André me colocaram dentro do carro e me levaram para passear”, conta o ator.

O passeio tinha um objetivo muito certeiro: como as pessoas reagiriam a um casal de homens andando livremente, de mãos dadas? “Chegando lá, André olhou pra mim e disse: Helton pediu para que encontrássemos em você um olhar de preconceito, totalmente agressivo”, recorda.

“Se passar filmes pra ti ou pedir para alguém te falar como é esse olhar não vai funcionar, você tem que sentir”, observou Fabiano. “Então, André pegou na minha mão e começamos a andar como se fôssemos um casal de namorados pelo shopping”, recorda.

A experiência deu resultado. O ator conta que “era incrível o olhar das pessoas de estranhamento e repúdio. Ali descobri exatamente como construir o personagem e chegar ao olhar que eles queriam, daí foi incorporar e rodar”, diz Fabiano.

Detalhe importante: Fabiano é aluno do curso de Formação de Atores Para Vídeo, oferecido pelo Departamento de Comunicação Social da UEPB e pela ONG Moinho de Cinema, da Paraíba.

FONTE: http://www.paraiba1.com.br/Noticia/41335_CURTA+PRODUZIDO+EM+CG+RENDE+PREMIO+AO+ATOR+FABIANO+RAPOSO+EM+SP.html

Nenhum comentário: