segunda-feira, 10 de maio de 2010

CINE SÃO JOSÉ

EM LUTA PELO CINE SÃO JOSÉ!

OS FRUTOS DOS PRIMEIROS DIAS
A luta pelo Cine São José na tentativa de resgatar esse tão valoroso patrimônio dos paraibanos já começou. Na primeira semana algumas batalhas já foram ganhas.
Na última terça-feira (11), estudantes, representantes do movimento cultural, produtores e diretores de cinema da cidade, e sociedade, manifestaram-se em defesa da doação do Cine São José para a Universidade Estadual da Paraíba. Após o ato público, parte dos manifestantes ocupou o antigo Cine São José, e desde então, produzem atividades culturais nesse local, transformando-o em ponto de encontro para discussões sobre a produção cultural da cidade e sobre a relevância do Cine São José em tal contexto, como também em mais um espaço de lazer e entretenimento para a população campinense.
Na manhã da quinta-feira (13) a Reitora da UEPB, Marlene Alves recebeu os representantes do coletivo que luta pelo renascer do Cine São José. Na ocasião, a Reitora manifestou o seu apoio, por entender que cultura e educação andam juntas no processo de formação dos indivíduos. Ainda na mesma manhã, a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou por unanimidade um requerimento de autoria do vereador Olímpio Oliveira (PMDB), solicitando ao Governo do Estado, José Maranhão, a doação do Cine São José para a UEPB. Tendo em vista a grande repercussão em âmbito estadual, o secretário de Educação do Estado, Sales Gaudêncio afirmou que o Cine será restaurado ainda esse ano.
Na tarde da sexta-feira (14), houve um mutirão de limpeza do espaço do Cine, deixando-o livre de toda a sujeira e dos resquícios do seu abandono.
Somando forças com o Moinho de Cinema da Paraíba e a Fundação Sistêmica, o coletivo realizou mostras de cinema ao longo da semana, com a exibição de vários curtas-metragens, entre eles Amanda e Monick, de André da Costa Pinto e Os Balões de 74, de Luciano Mariz. Contando, na noite de quinta-feira com projeção em película 16mm. Além de apresentações musicais, como o “Maracagrande”.
A primeira semana de mobilização chegou ao fim, mas a luta ainda continua para que, aos cuidados da Universidade Estadual da Paraíba, um cenário de cultura ainda viva, possa voltar a produzir em benefício da sociedade.
Contato: cineteatrosaojose@googlegroups.com


http://wikimapia.org/1456403/pt/Antigo-Cine-S%C3%A3o-Jos%C3%A9

CINE SÃO JOSÉ URGENTE!

Encontra-se em estado de cenário de filme de terror um dos maiores patrimônios culturais da cidade de campina Grande: o Cine São José.
Filmes como Ben-Hur, Luzes da Ribalta e O ébrio, com Vicente Celestino e Gilda Abreu, outrora apresentados no cine, hoje dão lugar ao descaso e abandono do que restou do São José, com suas cadeiras arrancadas, o teto desabado, chão imundo e repleto de latas usadas para o consumo de crack, lixo e fezes, por vezes, até transformado em depósito de motos roubadas.
Na tentativa de modificar tal situação e fazer renascer o Cine São José, a UEPB, juntamente que diversos atores, pretende transformar o espaço em mais uma alternativa de entretenimento e cultura para a população da cidade. Transformar o Cine São José em um espaço produtivo, para que não fique mais como se encontra, abandonado.
Convidamos a população para uma semana de protestos e mostras culturais na fachada do antigo Cine São José. Vamos reivindicar o retorno desse patrimônio histórico – cultural da nossa cidade.

O movimento terá início amanhã (terça-feira - 11.05.10) às 8h30 na Faculdade de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba, onde será dado o pontapé inicial com um ATO PÚBLICO, revindicando o retorno das atividades desse patrimônio da nossa cidade.

PARTICIPE ESSA LUTA É DE TODOS AQUELES QUE ACREDITAM E DEFENDEM A CULTURA POPULAR DA PARAÍBA!

"Nunca estaremos perdidos, ao contrário, venceremos, se não tivermos desaprendido a aprender sempre." (Rosa Luxemburgo)

Um comentário:

Carlos MOSCA disse...

E aí Virgínia, valeu o apoio à nossa campanha. Essa rede é necessária! beijo